segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Porque é que é importante começar em Aulas de Yoga para Iniciantes




"Estou curioso sobre o yoga," muitas pessoas costumam dizer-me…"Por onde começo?"

Eu sempre digo a mesma coisa: Encontre uma boa aula de Yoga para Iniciantes, mantenha uma mente aberta, e volte pelo menos quatro vezes, ou quantas aulas precisar para se sentir confiante o suficiente para ir para o próximo nível.

As pessoas nem sempre ouvem...

Ao invés ... vão a uma aula de nível intermédio (aula das 3ªF 19h) ou uma aula estilo power vinyasa (!muito dinâmico - aula das 5ªF às 19h), e vão 1 ou 2 vezes, desistem, perguntando-se “porque é que não consegui acompanhar?”, ou arranjam desculpas do tipo “não sou capaz” ou “ não consegui respirar bem” ou “não consegui fazer aquela posição”.

Outros encontram uma aula de nível intermédio, vão e vão até não se sentirem inteiramente frustrados, mas inevitavelmente desenvolvem maus hábitos e maus alinhamentos, desleixando a respiração ou tomam atalhos (!porque não têm as bases fortes de uma prática de iniciantes).

Maus hábitos levam a lesão, lesão leva à desilusão, desilusão leva a voltarem a esconder-se nas passadeiras da sala de musculação ou numa aula de grupo que não se identificam dum ginásio qualquer, com uma impressão completamente errada de que o Yoga é suposto ser.

Alguns tomam o meu conselho e começam com uma aula de Yoga para Iniciantes. Fora uma vez que uma amiga neurótica que me disse que passou todo o tempo preocupada que podia “soltar gases”, nunca ninguém voltou de uma aula de iniciantes sem ter tido uma experiência positiva.

Aqui está o porquê: Novos yogis precisam começar como iniciantes.

1. Técnicas de yoga, são técnicas de yoga.
Se começasse hoje a jogar futebol pela primeira vez, não poderia esperar ser logo avançado ou marcar golos, não é? Nem mesmo se estivesse na melhor forma da sua vida! Você precisa ainda de aprender os movimentos, as regras, as técnicas. E isso vai levar tempo.
Vá à sua primeira aula de iniciantes sabendo que estará observando mais do que estará fazendo. O Professor terá a oportunidade de guiá-lo nas posições básicas com o alinhamento correto nas primeiras vezes e irá fazer ajustes quando necessário. Seja humilde. Yoga não é competitivo. É sobre o encontro com o seu corpo onde ele está agora, não importando o que qualquer outra pessoa à sua volta seja capaz de fazer. 


2. Yoga é diferente.
Yoga não é sobre aptidão física. Não é uma corrida, um concurso, ou qualquer outra coisa que você pode atribuir às atividades desportivas regulares. Se começar a praticar yoga com expectativas específicas, você terá decepções específicas a acompanhar. Comece do início e esteja aberto/a e pronto/a para nunca parar de aprender. Se fizer menos que isto estará se privando das lições ilimitadas que o yoga tem para oferecer.

3. As lesões raramente acontecem no Yoga, mas se acontecem, são “chatas” ponto final.
Se apressar o seu próprio processo, exagerar no esforço, quiser resultados demasiado depressa, ou competir com os colegas de aula, vai se “pôr a jeito” para uma lesão. E vai culpar o yoga, provavelmente nunca mais volta, o que será uma pena.
 

4. A respiração é o mais importante.
Começar lentamente e do ínicio vai provar isto. Se gastar toda a hora da aula de yoga deitado ou na posição da criança, focalizando inteiramente na sua respiração, então você praticou yoga. Um bom Professor de yoga para iniciantes vai lembrá-lo frequentemente e vai incentivá-lo a voltar à consciência da sua respiração, e vai lembrá-lo que deve descansar sempre que precisar.
Um Professor de Yoga numa aula de nível intermédio não vai saber que você precisa de ser lembrado da respiração e, sem saber, pode forçar um bocadinho mais, e você vai aprender a dura lição que mencionei no ponto 3. 


4. Você pode perder a essência.
Se começar directamente nas aulas mais avançadas pode perder a essência do yoga porque simplesmente não está pronto. Nesta linha de pensamento, o objetivo do yoga é encontrar foco, união. O propósito de encontrar foco é encontrar paz, e continuar crescendo dentro dessa nova paz.

 
Isto não quer dizer que todas as outras coisas que você pensou que o yoga faria por si não vão acontecer. Por causa do yoga, muitos dos meus alunos são mais fortes agora, descobriram a sua beleza, reconectaram-se com o seu corpo, coração, mente e espírito. 


Graças ao yoga encontraram equilíbrio e auto-respeito e raramente comem demais, não ganham peso, alimentam-se bem, têm energia, têm uma mente positiva.  


Conseguem realmente meditar agora, ao invés de estarem deitados na posição de relaxamento ou de pernas cruzadas, escrevendo mentalmente listas de supermercado ou revivendo discussões com colegas de trabalho.
 

Mas nenhuma destas coisas vai acontecer se o yoga se tornar para si apenas mais uma coisa de uma longa lista de coisas que "tem que fazer" para perder 10 kilos. Quem é que precisa de mais uma dessas coisas?
 

Se o yoga se tornar em algo que você tem de se recuperar porque você se esforçou demais/exagerou, então pode nunca se tornar a coisa maravilhosa de carinho, cuidado, amor, compaixão, respeito e equilíbrio que você faz para si mesmo/a. E é isso que o yoga é suposto ser.



Resumindo: O mais importante é frequentar o CURSO YOGA INICIANTES que abre nova turma aproximadamente de 3 em 3 meses, ou quando tem um grupo de 20 interessados.

Inscrições Aqui

É um Curso destinado a todos os que querem aprender mais sobre Yoga. Para quem não tem nenhuma experiência prévia em Yoga. ou para quem já tem prática, mas nunca teve aulas teóricas sobre Yoga.
O Curso (8 aulas - 1 aula por semana, aos Domingos 10h-11h30) para conhecimento pessoal tem o mesmo custo que as outras aulas "normais".

Entretanto, enquanto não começa o CURSO YOGA INICIANTES, na Academia NOVA ERA temos várias aulas por semana de nível 1 que aconselhamos: 
- 2ªF às 17h45 ou 19h30, 
- 3ªF às 10h, 
- 4ªF às 17h45 ou 19h, 
- e ainda Yoga Dance aos Sábados às 10h.
Qualquer destas aulas pode começar a frequentar mesmo antes de abrir novo Curso de Iniciantes.
Após frequentar o CURSO YOGA INICIANTES pode começar a ir também às outras aulas do horário semanal.



Votos de uma semana feliz. 
Namasté,



  ❤  Márcia Rocha Swamini Mahadevi ❤ 

Bióloga, Master Yoga Integral
Yogaterapia, Meditação
Cristal Healing, Nutrição e Ayurveda

 

Sem comentários:

Publicar um comentário