quinta-feira, 8 de março de 2012

NOVA ERA de Aulas de YOGA com CRIANÇAS!

NOVA ERA de Aulas de YOGA com CRIANÇAS
na Academia NOVA ERA

Por Vera Henriques, Educadora de Infância e Instrutora de Yoga Integral (certificada pela Associação de Yoga Integral de Portugal ®, membro da International Yoga Federation).

Horário: 6as feiras às 18h15
Idades: a partir dos 3 anos

Aproveite! no mês de Março as aulas são gratuitas! Traga o seu filho/a a experimentar, sem compromisso :)

“ Quero ensinar-te o que aprendi, mas quero oferecer-te sem nada te cobrar, porque farás com essa aprendizagem algo diferente do que eu fiz. E sei que, de alguma forma, encontrarás maneira de me dizer o que fizeste diferente e porque? “
 in “ Uma aventura do Espírito” – Richard Bach

 As crianças de hoje trazem consigo um poder criativo e amoroso ilimitado, bem como uma energia imensa e inocente. Nascem com a necessidade de viver em harmonia e felicidade neste mundo agitado. Elas são o Agora o Hoje e o Amanhã, são a vida  e a continuação dela.

No mundo de hoje, a vida é demasiado preenchida,  em que a busca pelo sucesso e prosperidade a qualquer custo conduzem inevitavelmente às expectativas e à necessidade de recompensa material, o que gera na criança um profundo sentimento de insegurança  e de incompreensão... nascem assim os medos e receios.

É necessário voltar a despertar na criança  o poder mágico do “coração”, a capacidade de ver com os olhos do coração, seguindo uma filosofia que lhes traga conforto, segurança, carinho, alegria, força  e amor.

O que é uma aula de Yoga com crianças?

Uma aula de yoga é mais do que exercícios ou asanas . É um momento de reflexão, reaprendizagem e diversão que tem como base: histórias, músicas, jogos e relaxamento. Reavivamos na criança as regras de como viver em sociedade; como respeitar a natureza, os animais; como brincar e divertir sempre com respeito pelos outros; como respirar corretamente; coordenar os movimentos com a música bem como desenvolver a concentração; aprender a relaxar e a acalmar melhorando a concentração e a aprendizagem.

Todas estas técnicas são benéficas para as criança, passando pelo exercício físico, o aumento da autoestima, o desenvolver de uma atitude positiva perante a vida e interiorização do respeito pela natureza e pelo próximo, orientando a tornarem-se adultos fortes, saudáveis, emocionalmente inteligentes e com elevada autoconfiança.

O mais importante de tudo, é que uma aula de yoga é um momento divertido, lúdico em que a criança se sente amada, respeitada, segura e alegre.

Alguns benefícios da prática de yoga na criança:
·         Promove o relaxamento e concentração
·         Promove a criatividade
·         Promove a auto-estima
·         Promove posturas correctas (da coluna e membros) relaxa
·         Promove a coordenação físico-motora
·         Corrige maus padrões respiratórios
·         Equilibra o sistema nervoso
·         Fortalece o sistema imunitário
·         Ajuda a eliminar as toxinas, através da respiração
·         Promove a disciplina

Estrutura de uma aula de yoga para crianças

1.     Pranayama (exercícios respiratórios)
A consciencialização da respiração dá-nos uma ligação muito importante entre corpo e mente, proporcionando um elevado sentimento de harmonia e confiança interiores, para além de uma melhor coordenação física.
A prática contínua do yoga permite, entre outras coisas, corrigir maus padrões respiratórios que podem ter efeitos nefastos na saúde em geral.

2.     Asanas
A base assenta na sequência de asanas feitos durante a aula em conjunto com o trabalho da respiração.
Os ásanas promovem o desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio e força. Para além do desenvolvimento motor e respiratório, o yoga atua ao nível do sistema nervoso, equilibrando toda a personalidade da criança.
No decorrer da aula a professora poderá utilizar:
Ø  Mantras (vocalização de sons) através de cantigas em sânscrito, trabalhando a concentração.
Ø  Mudras (gestos de mãos) aprendizagem de novas formas de gestos e de comunicação
 Ø  Dháraná (exercícios de concentração) tomar consciência dos sons à sua volta, ajudando a tranquilizar e a acalmar
Ø  Yamas e nyamas (princípios éticos) como a verdade, a não violência, o contentamento, a alegria entre outros que são relembrados nas histórias

 3 - Relaxamento
Todo o trabalho da aula prepara para o relaxamento, através da concentração ou de “viagens” que as crianças visualizam conduzindo-as a um pensamento mais positivo e criativo. É um elemento fundamental para a prática do yoga e irá servir para iniciar e finalizar a aula de forma a que as estas fiquem calmas mas plenas de energia.

OM!

Sem comentários:

Publicar um comentário